Vejam vocês, o que é a democracia. Quando você tem um blogue, ou um site, ou um fotolog, que seja, você está exposto a qualquer opinião e a qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo. Parece meio idiota falando assim, mas vendo de perto, é mais idiota ainda. Por exemplo: tenho esse himilde blogue, com minhas humildes centenas de milhares de leitores de diários, uma coisa bem modesta mesmo. Então, tenho esse blogue, que não tem censura nos comentários – essa parte é verdade. Podem comentar palavrão, qualquer coisa, o comentário entra direto, sem censura ou avaliação prévia. Os comentários geralmente são elogios, parabéns, propostas e casamento ou favores sexuais. Mas eis que, na última semana, recebo um comentário no mínimo curioso. Dizia ele: “Eu acho que vc devia procurar alguma coisa pra vc fazer nessa sua vida, ao invés de fazer posts babacas e preconceituosos como esse. Otário”. Ipsis literis. O que eu fiz? Nada. É a democracia. Pena que a democracia não levou esse sujeito à Veja, ou à Época, mas sim ao meu babaca e preconceituoso blogue. Se eu não tenho o que fazer, imagina ele que leu esse e mais dois textos – de mais de 40 linhas cada – e ainda se deu ao trabalho de comentar…

Mas de comentários eu to bem, pouca gente fala mal, e concidentemente, os que falaram mal de mim ultimamente sofreram acidentes horríveis depois. Teve um que se suicidou com cinco tiros na cabeça, pra vocês verem… Agora a parte divertida: meu blogue tem uma ferramente que me diz as frases que as pessoas procuram nos sites de busca para chegar até ele. Pois bem, me digam o que leva alguém que busca “Vin Diesel”, “feias bonitas e feios bonitos” ou “ficar ligando muitas vezes pro namorado” a cair nesse humilde site? E o que leva, meu Deus, o que leva um sujeito que busca hemorroidas, bancos de onibus” a sentar a bunda e ler os textos daqui? Espero que ele não os leia em um ônibus, pelo menos…

Mas o mais bacana é que o sujeito que buscou “mulheres nuas na webcam” foi o autor do comentário citado lá em cima. E ele ainda buscou também no blogue “quero comer a minha prima”. Tenho certeza de que vocês vão concordar, mas antes babaca do que punheteiro… Imagino que buscando essas coisas, ele queria ler Proust ou Hemmingway. Por isso que eu falo, democracia é muito bom pra Europa. Latino tem que ser na chibata, No pau-de-arara. E não se iludam: não deixo os comentários sem moderação porque sou democrático não. Democrático porra nenhuma. É pra todo mundo ver o que tem de gente babaca e mal comida na internet. Sabe como é, deixar esses comentários é sempre bom pra gente se sentir bem. Faz bem pro ego. Faz a gente ver que até quem não gosta de gente nos lê. Quer punheta melhor pro ego?

